Radar Miracema

Governo lança programa Gás do Povo no Aglomerado da Serra em Belo Horizonte

Gás do Povo, Auxílio Gás, governo federal, Belo Horizonte, programa social, botijão de gás, Cadastro Único

O que é o programa Gás do Povo?

O governo federal lançou nesta quinta-feira (4), no Aglomerado da Serra em Belo Horizonte, o programa “Gás do Povo”. A iniciativa pretende beneficiar 15,5 milhões de famílias em todo o país e terá custo estimado em R$ 5 bilhões em 2026.

Quem poderá receber o benefício do Gás do Povo?

O programa amplia o atual Auxílio Gás e garante gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) para famílias inscritas no Cadastro Único, com renda de até meio salário mínimo.

Quem participou do lançamento do programa?

O evento contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O ministério de Minas e Energia elaborou o projeto. Além disso, o governo incluiu a medida em um pacote social que também amplia a gratuidade na conta de luz e assegura isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil.

Como o governo vai implementar o Gás do Povo?

O governo vai enviar a proposta ao Congresso Nacional por meio de uma Medida Provisória (MP). Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, ganhou destaque no lançamento em meio ao cenário político que já projeta as eleições de 2026.